Agilizar o atendimento e a comunicação é indispensável no mercado. E isso é o que faz um sistema PABX, dividindo uma linha telefônica em vários ramais e gerenciando as chamadas simultaneamente. Na prática, trata-se de uma central telefônica que automatiza a transferência das chamadas recebidas para os ramais da empresa, além de gerar a comunicação interna, entre esses ramais, e externa, por meio de linhas telefônicas.
Considerando que uma comunicação ineficaz afeta negativamente a experiência dos clientes e colaboradores, comprometendo os negócios e a produtividade, investir em um PABX se tornou essencial para empresas de vários portes e segmentos. Contudo, com o avanço tecnológico, vários tipos de PABX estão disponíveis hoje. Qual é a escolha ideal: modelos físicos ou soluções em nuvem? Explicamos a seguir.
PABX Físico x PABX em Nuvem
Dito de modo direto, a diferença entre essas tecnologias de PABX é a utilização ou não de equipamentos físicos. Enquanto o PABX Físico tradicional, dividido entre modelos analógicos e digitais, depende da aquisição, instalação e manutenção de aparelhos específicos, o avançado PABX em Nuvem tem funcionamento totalmente virtual, por meio de qualquer dispositivo com acesso à internet, não dependendo nem mesmo de servidores internos.
Assim sendo, a empresa que escolhe uma tecnologia defasada sentirá o impacto em custos, eficiência e mobilidade. Comparamos abaixo cada solução de PABX com base nesses itens.
- Custos:
O PABX Físico depende do funcionamento físico de equipamentos e de manutenção constante, o que gera altos custos para a empresa. E os custos com as ligações também são maiores devido à intermediação de centrais telefônicas das operadoras convencionais.
O PABX em Nuvem recebe atualizações automáticas e suporte remoto, pois não depende de equipamentos físicos, apenas de uma conexão de internet rápida e segura, o que reduz expressivamente os custos de manutenção. E ao utilizar a rede de dados para o tráfego de voz, por meio da tecnologia VoIP, as tarifas são mais acessíveis, possibilitando chamadas locais ou internacionais a baixo custo;
- Eficiência:
O PABX Físico depende da disponibilidade da operadora para adicionar linhas telefônicas, podendo ser lento o processo. E ele não oferece recursos avançados, apenas os básicos.
O PABX em Nuvem oferece maior qualidade de voz e escalabilidade, permitindo adicionar novos ramais sem necessidade de cabos e equipamentos. E ele aceita integração com os sistemas CRM ou HelpDesk, além de possuir funcionalidades completas, como URA (atendimento virtual), SIGA-ME (para celular ou fixo), correio de voz por e-mail, conferências, portal de gerenciamento web etc.
- Mobilidade:
O PABX Físico depende de passagem de cabos para conectar as linhas/ramais aos aparelhos telefônicos e PABX, que são usados exclusivamente em um determinado ponto, não oferecendo mobilidade na utilização.
O PABX em Nuvem, por meio de um aplicativo Softphone, possibilita usar ramais em dispositivos móveis com acesso à internet, como smartphones, tablets e notebooks. Assim, a equipe pode fazer e receber chamadas fora do escritório, seja na rua, no home office, em viagens de negócios ou outras filiais, garantindo mobilidade e autonomia.
Como escolher o melhor PABX?
Escolha um sistema telefônico que automatize e otimize o atendimento do seu cliente, e que, ao mesmo tempo, seja econômico e flexível para sua empresa. Usando a solução PABX em Nuvem da GTS Brasil, seu negócio terá alta tecnologia ligada à redução de custos.