O conceito de Saúde 4.0 está se tornando uma realidade cada vez mais presente nos centros de saúde. Utilizando soluções de IoT (internet das coisas), hospitais e clínicas têm automatizado seus processos e até mesmo integrado ambientes, equipamentos e pessoas. Tudo isso depende, porém, de um alto poder de conectividade e armazenamento de dados, que permita menos custos e mais rentabilidade.
É aí que entra a importância da migração para a “nuvem”. Na prática, os dados deixam de ser armazenados em vulneráveis servidores locais, que geram elevados custos com manutenção e hardware/software, e passam a ser transferidos para seguros sistemas remotos, com backup em tempo real, que podem ser acessados facilmente via internet em tablets, smartphones, notebook e computadores.
Uma tendência sem volta
A consultoria MarketsandMarkets, por exemplo, afirma que o mercado global de computação em nuvem para assistência médica deverá alcançar US $ 64,7 bilhões em 2025. Considerando que o Brasil é o 8º maior mercado mundial na área da saúde (sendo o 4º maior país com população médica), espera-se uma adesão cada vez maior das soluções em nuvem no País.
De fato, 85% dos hospitais brasileiros já reconhecem a importância da transformação digital. Afinal, a expressiva redução de custos com infraestrutura e o compartilhamento seguro de dados médicos entre os setores do centro de saúde são benefícios muito bem-vindos.
Soluções que acompanham esta tendência
Ficou claro que muitos processos e operações já estão ocorrendo on-line no setor de saúde, inclusive videoconferências, especialmente com a prática da telemedicina, aprovada em abril de 2020 sob uma legislação provisória, em razão da pandemia. Segundo dados da Saúde Digital Brasil, entre 2020 e 2021, mais de 7,5 milhões de atendimentos virtuais já foram realizados por mais de 52,2 mil médicos.
Manter a conexão estável, portanto, é indispensável para clínicas e hospitais. Por isso, torna-se necessário o investimento em internet dedicada, uma conexão exclusiva, com supervelocidade, segurança e estabilidade 24 horas.
E assim que o centro de saúde passa a investir em uma solução de link dedicado de internet, ele viabiliza a utilização da telefonia em nuvem, também chamada de VoIP – Voice Over Internet Protocol (voz sobre IP), que transmite a comunicação de voz para a internet. Daí, com a plataforma inteligente de um PABX em Nuvem, ganha-se uma central telefônica virtual completa, rica em recursos, tais como URA (Unidade de Resposta Audível), transferência de ligações, voicemail, conferências e muito mais.
Quando essas soluções são combinadas, estudos apontam redução de 20% a 80% dos custos de telefonia. Além disso, vale notar que essa economia mantém a eficiência operacional, sem fios espalhados no ambiente clínico ou hospitalar, e com possibilidade de colaboradores atenderem chamadas de um ramal diretamente num smartphone ou notebook, a qualquer hora e lugar, usando um aplicativo softphone.
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