Telemedicina: como se adaptar a essa nova tendência?

Date

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

A telemedicina vem avançando no atendimento a pacientes em todo o Brasil, facilitando processos e colaborando na agilidade e qualidade dos serviços prestados.

Com a pandemia do Coronavírus essa possibilidade se tornou ainda mais interessante, possibilitando que pessoas que não devem sair de suas residências sejam atendidas com qualidade.

O desenvolvimento da tecnologia permite que nos locais afastados especialistas possam atuar e oferecer serviços de qualidade sem a necessidade de sua presença física.

Isso permite que médicos especialistas possam avaliar exames disponíveis na nuvem e realizar videoconferências com os pacientes, compreendendo qual a situação e acelerando os processos de tratamento.

Nesse post apresentamos a telemedicina, e como clínicas e médicos podem se adaptar a esse novo modelo de atendimento. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

 

O que é telemedicina?

A telemedicina é um processo digital seguro e legalizado que possibilita aos profissionais de saúde a realização de:

  • monitoramento de pacientes,
  • troca de informações médicas,
  • análise de resultados dos exames.

A tecnologia reduz o tempo e diminui custos com relação a deslocamentos, entrega de exames e consultas médicas, possibilitando que os profissionais da medicina possam tomar ações imediatas a partir de diagnósticos verificados por meios digitais.

 

Qual é o panorama atual da telemedicina?

A telemedicina permite aos profissionais de saúde e a sociedade em geral novas possibilidades de comunicação entre médicos e pacientes nesse momento em que a pandemia da COVID-19 leva todos ao isolamento, alterando a rotina de bilhões de pessoas.

Com o uso dessa tecnologia é possível que médicos identifiquem doenças e iniciem de forma imediata tratamentos e ações visando a melhora do estado de saúde de seus pacientes.

O contato virtual e a avaliação de todos os documentos de forma eletrônica têm sido muito utilizado pelos convênios médicos possibilitando resultados positivos muito além do imaginado.

Os investimentos em telemedicina não só continuarão acontecendo como também serão intensificados a partir desse período de turbulências que a humanidade está vivendo.

 

Como adequar minha clínica para essa nova realidade?

Sua clínica também pode e deve aderir a telemedicina, pois a partir das experiências vividas por centenas de milhares de pacientes em todo o Brasil a procura por esses serviços irão aumentar substancialmente após o atual momento.

Para isso, a clínica deverá implantar:

 

Solução de dados

A solução de dados tem por objetivo garantir a qualidade e integridade dos documentos digitais que precisam ser recebidos ou transmitidos pela clínica, utilizando os recursos da internet, tais como:

  • informações médicas,
  • vídeos,
  • imagens e fotos,
  • documentos.

Solução de voz

A solução de voz permite que videoconferências ou teleconferências ocorram com qualidade, possibilitando um diálogo entre paciente e médico, garantindo que as informações possam ser prestadas em tempo real durante uma consulta virtual.

Além disso, essa solução possibilita uma comunicação interna de qualidade, facilitando as operações e permitindo que muitos profissionais estejam ao mesmo tempo examinando e avaliando documentos e exames.

A tecnologia da comunicação que tantos benefícios traz à sociedade avança agora na área médica, provando que o seu uso pode salvar vidas e melhorar substancialmente a qualidade no atendimento à população.

Agora que você já sabe o que é telemedicina e deseja implantar essa solução em sua clínica, contate a GTS Global Telecom, uma empresa especializada em comunicação de dados e voz que oferece suporte técnico e apoio ao seu projeto.

(Imagens: divulgação)

Mais
artigos

Newsletter

Cadastre-se e receba nossas novidades