O crescimento do ensino à distância durante e pós a pandemia da COVID-19

Date

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

O crescimento do ensino à distância acelerou com a pandemia do Coronavírus, pois muitas pessoas que possuíam algum preconceito com essa modalidade acabaram tendo que incorporá-la em suas vidas em função do isolamento social.

O EAD, como também é conhecido, vem ganhando força há muito tempo em função das facilidades, conforto e possibilidades que oferecem às pessoas que desejam estudar, mas que enfrentavam dificuldades para isso.

É verdade que o aluno precisa de disciplina, conscientização e envolvimento para o bom aproveitamento dos estudos, no entanto, esse é um aspecto cultural que passa a fazer parte da realidade em nossos dias e que precisa ser incorporado ao cotidiano.

Neste post apresentamos o crescimento do ensino à distância e as mudanças do setor nesta nova realidade global. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

 

Como a pandemia modificou o ensino?

Com a COVID-19 e a obrigatoriedade do isolamento social o crescimento do ensino à distância tornou-se uma realidade em todo o mundo.

Sem a possibilidade da presença física dos alunos e com a disponibilidade tecnológica existente é possível oferecer os mesmos conteúdos de sala de aula através de plataformas de ensino disponíveis via internet.

Se por um lado são necessárias adaptações nos conteúdos por outro abre-se um horizonte de oportunidades de enriquecimento de materiais disponíveis para o aprimoramento dos alunos, tais como:

  • vídeos,
  • áudios,
  • visitas virtuais a espaços e informações,
  • grande quantidade de materiais de pesquisa,
  • interação em grupos de estudos e especialistas.

A partir da pandemia o EAD passou a ser uma realidade para todos os níveis escolares uma vez que as escolas tiveram que buscar alternativas para atender seus alunos.

 

Como preparar minha escola para o crescimento do ensino à distância?

As escolas precisam buscar por alternativas uma vez que o crescimento do ensino à distância passa a ser uma realidade em todo o planeta. Para isso é necessário:

 

Desenvolvimento de um portal online

A escola precisa desenvolver ou buscar alguma plataforma que ofereça a possibilidade de interação entre coordenadores, professores e alunos.

Esse portal online precisa disponibilizar um sistema seguro, oferecendo todas as possibilidades de interação além de qualidade de acesso e velocidade na visualização de conteúdo.

 

Criação de conteúdo exclusivo

Um grande diferencial de uma escola que utiliza o ensino à distância está na criação de conteúdo exclusivo, voltado a realidade dos usuários.

Para isso toda a equipe envolvida, desde professores aos técnicos precisam desenvolver vídeos e outros formatos de conteúdo que colaborem na divulgação dos materiais acadêmicos.

 

Disponibilizar soluções de dados para os colaboradores

A escola obrigatoriamente precisa disponibilizar soluções de dados para todos os colaboradores envolvidos no processo de desenvolvimento de conteúdos possibilitando:

Os envolvidos nesse processo podem e devem ter a possibilidade de desenvolver os seus trabalhos de casa ou mesmo no ambiente na própria escola, com disponibilidade ininterrupta e de qualidade.

 

Investir em solução de telefonia

Para diminuir os custos operacionais e oferecer serviços de qualidade aos colaboradores e alunos, a escola precisa disponibilizar soluções que atendam a demanda.

Para isso deve oferecer soluções de PABX IP que oferece comunicações unificadas de alta qualidade envolvendo voz e dados, além do Softphone, que possibilita mobilidade por parte dos usuários.

Essas soluções possibilitam que o acesso à plataforma ocorra de qualquer lugar do planeta, sendo necessário apenas a disponibilidade de sinal de internet.

O crescimento do ensino à distância é uma realidade sem volta e as escolas precisam se adaptar ao novo momento e para isso podem contar com a GTS Global Telecom, uma empresa especializada em soluções de telefonia e dados.

Acesse nosso site e conheça mais a respeito!

(Imagens: divulgação)

Mais
artigos

Newsletter

Cadastre-se e receba nossas novidades