IoT: o que é essa tecnologia e qual sua aplicação?

Date

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

A IoT, conhecida também por internet das coisas, já faz parte do cotidiano da população e de alguma forma você já a utiliza.

O que parecia algo assustador, com equipamentos, máquinas, robôs ou coisas podendo receber informações e tomar decisões, já é uma realidade em muitas situações.

Talvez você não saiba, mas a indústria de veículos de carga está aperfeiçoando caminhões que não precisam mais de motoristas para viajarem pelas estradas.

Portanto, não se espante se algum dia você encontrar um caminhão circulando por uma rodovia a 80 km por hora, sem um motorista para conduzi-lo. É a internet das coisas fazendo sua parte e auxiliando o ser humano para uma vida mais confortável e segura.

Neste post apresentamos o que é IoT e quais as suas aplicações. Continue lendo e conheça mais sobre o assunto!

O que é IoT?

IoT é a sigla para Internet of Things, que traduzido significa Internet das Coisas, termo que teve sua origem em 1999, pelo pesquisador inglês Kevin Ashton.

É usado para designar coisas, objetos ou equipamentos que conseguem se comunicar com outros sistemas através de uma conexão sem fio.

Muito se fala atualmente sobre cidades inteligentes, que funcionam através de dispositivos automáticos para iluminação pública, controle de semáforos ou, então, a nova realidade da medicina, que utiliza equipamentos para monitoramento da saúde.

Hoje, a integração das informações através de coisas e produtos inteligentes identifica necessidades e se antecipa ao ser humano para a tomada de decisão, corrigindo, adequando e nos ajudando na organização da vida.

Quais são as melhores aplicações de IoT?

Exemplos práticos da utilização da IoT já fazem parte do cotidiano das nossas vidas e não mais nos surpreendem, dentre eles podemos destacar:

Casas inteligentes

As casas inteligentes são equipadas com objetos que, a partir da detecção de determinadas situações ou ocorrências, acionam dispositivos para o conforto, segurança e economia dos proprietários, como:

  • portas que se abrem automaticamente,
  • luzes que se apagam quando os ambientes não estão ocupados,
  • aparelhos de ar-condicionado ou exaustores que ligam de forma automática.

Wearables

Os wearables, conhecidos também como “dispositivos vestíveis”, são equipamentos como relógios, pulseiras e óculos que transmitem dados da preferência do seu usuário, como:

  • informações sobre a saúde (gasto de calorias, oxigenação do sangue),
  • previsão do tempo,
  • GPS,
  • lembretes.

Automação industrial

A área de automação industrial é a que mais tem recebido soluções de IoT, uma vez que os processos automatizados tem por base justamente a integração e disponibilidade de dados em tempo real.

Fábricas funcionam automaticamente e sem a presença humana, onde robôs operam utilizando a internet das coisas nos processos contínuos, repetitivos e cansativos para o homem.

Veículos autônomos

 

Atualmente, alguns veículos já possuem soluções em que aprendem e se adaptam a forma de dirigir do motorista.

O objetivo é atender às expectativas do condutor, sem forçar o equipamento e economizando combustível.

No entanto, esse é apenas o início do que será a realidade mundial em alguns anos, quando os automóveis serão autônomos, ou seja, não terão motoristas, o que já vem sendo desenvolvido por 7 indústrias no mundo.

A previsão desses automóveis estarem disponíveis no mercado é para o ano de 2030.

A tecnologia IoT está modificando a vida humana e o futuro já faz parte do novo mundo, onde a internet será indispensável em qualquer parte do planeta.

O sucesso está definitivamente associado à rede mundial, na qual conexões de qualidade são imprescindíveis para garantir rapidez, segurança nos dados e consistência na operação.

Se sua empresa estiver estudando as possibilidades em implantar a IoT nas suas operações, conte com a GTS Global Telecom, que possui as melhores soluções de conexão via internet do país.

(Imagens: divulgação)

Mais
artigos

Newsletter

Cadastre-se e receba nossas novidades