Internet dedicada ou compartilhada, qual a melhor opção para a sua empresa?

Date

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

A internet dedicada ou compartilhada são duas formas de acesso à rede mundial que continua crescendo em todo o planeta em ritmo cada vez mais acelerado.

São bilhões de pessoas conectadas e buscando as mais diversas informações.

É nítido que essa tecnologia impulsionou empresas que souberam utilizar os seus recursos e que também continuará se expandindo no mercado corporativo, afinal, os processos estão, cada vez mais, voltados para o mundo digital.

No entanto, a tecnologia disponível por conta dessa digitalização, os acessos a internet, acabam gerando um tráfego desproporcional à capacidade de atendimento.

Essa situação cria problemas de acesso e conexão, o que não pode acontecer nas empresas.

Nesse artigo vamos diferenciar a internet dedicada da compartilhada, e apresentar a melhor opção para a sua empresa. Continue lendo e confira!

 

O crescimento da internet no Brasil

Uma compilação dos dados a respeito do comportamento brasileiro na internet, desenvolvido pela PagBrasil e tomando por base o relatório digital 2019, publicado pela We Are Social e da Hootsuite, trazem números interessantes.

A população do Brasil cresceu no período de um ano 0,7%, porém o número de brasileiros com acesso à internet nesse mesmo período teve um crescimento de 7,2%.

Do total de usuários da internet no Brasil, 85% navegam na web todos os dias.

O Brasil só perde para as Filipinas em horas gastas na internet, ou seja, o brasileiro fica 9 horas e 29 minutos por dia conectado, enquanto a média mundial é de 6 horas e 42 minutos.

 

A revolução dos vídeos

Outros números impressionantes e que apontam tendências de consumo de internet é que a rede social mais utilizada no Brasil é o YouTube, acessado por 96% dos usuários que têm entre 18 e 35 anos.

O YouTube continua crescendo e o número de vídeos disponibilizados aumenta todos os dias, o que gera tráfego e domina o consumo de banda larga.

Você pode estar se perguntando o que tudo isso tem a ver com internet compartilhada, vamos explicar.

Esse consumo desse formato de mídia indica que existe uma concorrência fortíssima utilizando a internet compartilhada para esse fim, mesmo que não seja dentro do seu empreendimento, e que pode colocar em risco a operação da sua empresa.

 

O que é internet compartilhada?

A internet compartilhada é a mais comum, uma vez que possui o menor custo, quando esse fator é analisado isoladamente.

No entanto, é também onde estão a maioria dos usuários disputando o sinal.

Como o próprio nome diz, a internet compartilhada é quando os usuários de mais redes utilizam os mesmos recursos para acessar informações dos provedores.

Por conta disso, os serviços ficam vulneráveis, pois não possuem estabilidade de sinal. Tudo depende do número de usuários conectados e do que estão consumindo.

O detalhe é que os vídeos, por serem muito procurados pelos usuários, aumentam o consumo de banda e podem tornar as taxas de transmissão (como download e upload) mais lentas, mesmo que não sejam consumidos no seu ambiente e na sua rede.

Para evitar esses riscos e problemas, há a internet dedicada.

 

A internet dedicada

Quando se contrata um serviço dedicado, um caminho único e exclusivo do usuário com o provedor é feito.

Os custos, sem considerar os benefícios, podem ser maiores que o da compartilhada, no entanto, não existe uma disputa pelas taxas e a estabilidade é uma das suas características de maior destaque.

Isso significa que, independentemente do número de usuários que estejam conectados a internet, o seu canal de comunicação é único e disponível durante todo o tempo, sem a preocupação de oscilações ou quedas de sinal.

As empresas que trabalham de forma online e que precisam disponibilizar aos seus funcionários, clientes, fornecedores e parceiros um bom serviço de comunicação de dados, devem optar pela internet dedicada.

Se sua empresa utiliza a rede mundial como canal de comunicação com o mercado, também não pode abrir mão da internet dedicada, sob pena de ter problemas de sinal ou as tão conhecidas reclamações dos colaboradores quando dizem que a internet está lenta e que não conseguem trabalhar.

Isso influencia diretamente na produtividade, o que acarreta negócios perdidos, diminuição de vendas e problemas de gestão.

Para conhecer mais sobre as possibilidades de contratação da internet dedicada, faça contato com a Global Telecom e confira os serviços de qualidade disponíveis para sua empresa!

(Imagens: divulgação)

 

Mais
artigos

Newsletter

Cadastre-se e receba nossas novidades