Existem muitas mulheres na área de tecnologia que fizeram a diferença no mundo e são fontes de inspiração para todos.
Sabemos que essa é uma área dominada por homens e que ainda temos um longo caminho até que elas tenham as mesmas oportunidades que eles e possam contribuir para o setor.
Para inspirar você e empoderar a sua escolha de carreira, nós, da GTS Global Telecom, selecionamos 5 personalidades incríveis. Continue lendo e confira.
Inspire-se na história dessas mulheres na área de tecnologia
Confira algumas mulheres na área de tecnologia que revolucionaram o mercado de TI e criaram mais oportunidades para todas.
Ada Lovelace
É impossível falar de mulheres na área de tecnologia e não mencionar Ada Lovelace, considerada a primeira programadora da história.
Em 1843, ela fazia a tradução de todos os textos do matemático Luigi Menabrea e, por meio desse trabalho, criou o primeiro algoritmo da história, mesmo sem haver nenhum computador.
Ela foi uma das precursoras das Ciências da Computação e teve um grande impacto nas metodologias de cálculo em sequências.
Vale ressaltar que tudo foi feito teoricamente e apenas muitos anos após o seu falecimento foi feita a verificação de que estava tudo certo.
Irmã Mary Kenneth Keller
A Irmã Mary Kenneth Keller nasceu em 1913 e foi a primeira mulher a receber o título de doutora em Ciências da Computação.
Durante sua vida, trabalhou em oficinas de informática e teve um papel essencial na criação da linguagem de programação BASIC, que foi utilizada por muitos anos para fins educativos.
Ela merece estar presente na nossa lista de mulheres na área de tecnologia por ter visto os computadores como ferramentas que poderiam ser utilizadas para o desenvolvimento humano e para o compartilhamento de informações.
A Irmã Mary chegou ainda a escrever quatro livros sobre a sua especialização que até hoje são consultados. Vale ressaltar que ela também lutou pela inclusão de mais mulheres na sua área de atuação.
Grace Hopper
Grace Hopper é uma das mulheres na área de tecnologia com mais notoriedade, uma vez que além de ter pós-doutorado em Matemática e ter sido a primeira almirante da Marinha dos Estados Unidos, ela ainda foi uma das criadoras do COBOL, linguagem de programação que é utilizada até hoje no processamento de dados comerciais.
Além disso, ela ainda é autora de famosa frase que é utilizada no meio feminista: “é mais fácil pedir perdão do que permissão”.
Vale ressaltar ainda que ela esteve diretamente envolvida com a programação do primeiro computador comercial americano.
Roberta Williams
Por trás dos jogos de computadores estão a inteligência e a criatividade feminina.
Nascida em 1953, a americana Roberta Heuer Williams é uma das mais respeitadas e reconhecidas designers de jogos de computador, além de ser cofundadora da icônica Sierra Games.
Ela também se destaca como a jogadora feminina mais influente da sua época.
Nas décadas de 1980 e 1990, ela e o marido Ken Williams ganharam notoriedade mundial no desenvolvimento de jogos de aventura gráficos.
Radia Perlman
Ela nasceu em 1951, e muito mais do que um exemplo de mulheres na área da tecnologia, Radia Perlman é considerada a mãe da internet, apesar dela mesma não concordar.
Cientista da computação estadunidense, projetista de software e engenheira de redes, Radia foi a criadora do Protocolo Spanning-Tree, STP, o algoritmo que deu origem à internet, conectando os pacotes de dados das primeiras redes.
Esperamos que você tenha gostado de saber mais sobre as mulheres na área de tecnologia e que tenha se inspirado a começar ou continuar o seu sonho nessa área.
Se desejar, continue lendo no nosso blog e saiba mais sobre como adaptar sua empresa para implementar IoT?
(Imagens: divulgação)