A internet possibilitou grandes mudanças em todo o mundo, inclusive nos serviços telefônicos. O Softphone é um dos maiores benefícios que a tecnologia trouxe para as corporações.
O Softphone é um aplicativo desenvolvido que faz chamadas telefônicas através dos serviços VoIP utilizando computadores, notebooks, tablet e o próprio smartphone.
Essa funcionalidade permite que a partir do seu micro, por exemplo, você possa conversar com pessoas como se estivesse em uma linha normal de telefonia.
Junto ao computador podem estar instalados:
- fone de ouvido,
- webcam,
- caixas de som,
- quaisquer dispositivos que facilitem a comunicação.
Nesse post vamos apresentar as vantagens em adotar o Softphone para a sua empresa. Continue lendo e confira!
Quais são as vantagens do Softphone?
O Softphone tem as mesmas funções de um PABX, tão conhecido nos ambientes corporativos, no entanto, traz ainda outros benefícios:
Baixo custo
Existem no mercado muitos Softphones gratuitos, responsáveis em diminuir sensivelmente os custos com ligações, eliminação dos telefones tradicionais de mesa e a consequente manutenção desses equipamentos.
Além disso, a utilização dessa tecnologia elimina a instalação de cabeamento para telefonia, utilizando-se da infraestrutura de rede de internet do local.
Transferência de chamadas
Assim como ocorre nos sistemas de PABX, o Softphone também possibilita que chamadas sejam transferidas.
Também torna viável a realização de vídeo-conferências, trocas de textos e mensagens, além de uma melhora significativa da qualidade do som.
URA com grupos de atendimento
O Softphone possui ainda a possibilidade de utilizar o sistema URA – unidade de resposta audível – que é bastante comum no atendimento a ligações e o direcionamento para os setores e grupos responsáveis pelo assunto desejado pelo usuário.
Direcionamento de número
Essa ferramenta consegue fazer direcionamentos das ligações para outros equipamentos, o que significa que o número principal da sua empresa pode estar sendo atendido em outro local ou até mesmo em seu smartphone.
Isso possibilita que você esteja viajando ou trabalhando remotamente e possa atender a todas as ligações realizadas para a sede da sua empresa.
Alta mobilidade
Com o Softphone sua empresa vai para onde você deseja, uma vez que a questão da mobilidade é uma das principais características e vantagens dessa tecnologia.
Isso significa que você pode manter o telefone da sua empresa em seu smartphone, transferindo-o para o seu notebook quando desejar ou ainda trabalhar em home office.
Utilizando todos os recursos disponíveis da telefonia fixa, celular e agregando soluções multimídias a um custo substancialmente reduzido, tudo fica mais fácil em termos de comunicação.
No entanto, é importante relembrar que o Softphone é uma tecnologia online.
Isso significa que todos os benefícios apresentados só serão possíveis caso uma conexão de qualidade de internet esteja disponível.
Para isso é fundamental a contratação de serviços que suportem a capacidade exigida pela utilização da tecnologia, exigindo, portanto, a contratação de especialistas que possam medir e definir a melhor alternativa para o sucesso da operação.
Se você ainda possui dúvidas sobre a utilização e as vantagens na implantação do Softphone, contate a GTS Global Telecom, uma operadora especializada em soluções corporativas desde 2016.
(Imagens: divulgação)